O Coronavírus é uma ameaça para toda a população. Mas, a doença tem se manifestado de forma mais grave nos idosos e nas pessoas com doenças crônicas.
A revista científica The Lancet, do Rei Unido, publicou um estudo realizado por pesquisadores da China.⠀
Os cientistas avaliaram a situação de 99 pessoas de um hospital de Wuhan infectadas entre os dias 1º e 20 de janeiro de 2020. 55% deles apresentavam algum problema crônico de saúde.
Entre as enfermidades estavam as cardiovasculares, diabetes problemas digestivos, respiratórios e câncer. Outro fator identificado é que a média de idade dos pacientes era de 55 anos e 37% estavam acima dos 60 anos.⠀
⠀
O que acontece é que o envelhecimento do organismo e doenças desse tipo acabam afetando o sistema imunológico.
Por isso, o cuidado precisa ser redobrado para esse grupo de pessoas.
Medidas de proteção contra o Coronavírus
Nos pacientes com boa imunidade o Coronavírus passa pela boca e vai só até a garganta. Já nos pacientes com imunidade baixa, atrapalha a passagem do oxigênio.
A proteção dessas pessoas é evitar o contato com doentes. Por isso, todo cuidado possível é importante. Algumas medidas devem ser tomadas como:
.Evitar ao máximo sair de casa, mantendo-se longe principalmente de locais com aglomeração.
.Visitas também devem ser evitadas. Se a visita for extremamente necessária, deve lavar bem as mãos e completar a higiene com álcool gel. Os cumprimentos com beijos e apertos de mão são dispensáveis.
.As janelas devem ficar bem abertas para que o ar circule.
.Evitar colocar as mãos na boca e no nariz.
.Não compartilhe utensílios de cozinha.
Procure um médico se…
.Sentir falta de ar
.Estiver tossindo.
Sentir estar forte
.Tiver febre alta constante