Os desafios da doença
Os sintomas começam a surgir aos poucos… Mas, logo causam preocupação em toda a família.
Quando alguém que amamos sofre com o Alzheimer, pode ser difícil compreender a situação e saber como lidar com a doença.
Antes da certeza do diagnóstico, são comuns lapsos de memória, mudanças de humor, dificuldade para realizar tarefas do dia a dia, guardar uma informação nova, entre outros sinais de algo que não vai bem.
O Alzheimer é a causa de demência mais comum em todo o mundo. Só no Brasil, atinge 30% da população com mais de 80 anos, segundo o Ministério da Saúde.
No nosso país, 100 mil novos casos surgem todos os anos. E como eles, milhares de famílias que se sentem perdidas, sem saber como cuidar do indivíduo nessas condição de cuidado.
E para ajudar essas famílias, nós da Cura Home Care criamos uma série especial sobre o assunto.
O que é o Alzheimer
O Alzheimer é uma doença neuro-degenerativa que debilita as funções cognitivas. Com isso, o comportamento, a personalidade e as capacidades do indivíduo são diretamente afetadas.
A causa ainda é desconhecida e o Alzheimer não tem cura. Mas, os medicamentos, atividades de consciência corporal, aproximação da família e cuidados especializados ajudam a atrasar o avanço do problema. As consequências da doença influenciam todos ao redor.
A pessoa com a doença
Quem sofre com o Alzheimer enfrenta sérios problemas de memória, a ponto de, nos últimos estágios, não reconhecer nem mesmo os próprios parentes.
As pessoas com a doença de Alzheimer têm dificuldade de interpretar sinais visuais e de áudio. Assim, podem ficar desorientadas e confusas. Essa desorientação pode fazer com que seja difícil a condução de um carro.
Mas, a doença afeta muito mais do que as lembranças. Com o avanço do problema, o paciente se torna cada vez mais dependente de outras pessoas para a realização de atividades simples do dia a dia.
Uma delas é o ato de se alimentar. A disfagia, dificuldade de engolir, pode ser comum.
A família
São muitos os desafios para os familiares de uma pessoa com Alzheimer. Tanto que é comum que muitos apresentem sintomas de ansiedade e depressão. Lidar com as limitações que vão surgindo e com os ajustes que precisam se feitos na rotina familiar gera tensões físicas e emocionais. Por isso, é essencial facilitar o dia a dia de todos os envolvidos.
O que você vai ver aqui
Ao longo de todo mês de outubro, iremos abordar temas importantes para quem tem uma familiar com Alzheimer:
.A importância do planejamento
.Comunicação e memória
.Garantindo a segurança