Um dia planejado, sem estresse e correria, faz bem para qualquer pessoa… E para quem tem Alzheimer, uma rotina estruturada traz ainda mais benefícios, independente do estágio da doença.
Ao pensar antecipadamente nas atividades que serão realizadas, o dia a dia fica mais tranquilo e prazeroso para o paciente e para toda a família.
Com a repetição de ações dia após dia, a pessoa com Alzheimer passa a ter uma noção melhor do passar do tempo.
Outra vantagem do planejamento é diminuir a ansiedade, reduzindo comportamentos comuns como a inquietação e a perambulação. Ao ganhar mais tranquilidade, a qualidade de vida também aumenta!
Como fazer o planejamento
Antes de começar o planejamento, é importante responder a alguns questionamentos:
- O que a pessoa gosta de fazer?
- Quais são suas habilidades?
- Quais são seus interesses?
- Em qual horário do dia a pessoa se sente melhor?
- Como é a qualidade do sono?
Depois, pense no objetivo de cada atividade, lembrando sempre que a ideia não é tratar o paciente como criança e sim levar mais significado ao seu dia a dia.
Também é importante envolver a família no processo, para que a pessoa se sinta mais amada e inserida no contexto da casa.
No princípio, pode até parecer difícil criar atividades para uma pessoa com Alzheimer. Mas coisas simples podem trazer mais alegria e motivação!
Ler o jornal, dar uma caminhada, fazer algum artesanato, ver o pôr do sol, ouvir música, visitar um amigo… São atividades comuns que quando são inseridas na rotina diária podem transformar o cotidiano.
Não esqueça:
.Insira períodos de descanso entre as atividades. Se a pessoa parecer muito desinteressada, distraída ou até mesmo irritada, pode ser hora de fazer uma pausa.
.Ter uma rotina diária estruturada não significa deixar a agenda fechada para acontecimentos espontâneos! Por isso, seja flexível em alguns momentos.